quarta-feira, 1 de julho de 2009

Amelie...


“(...) Privada do contato com outras crianças, dividida entre a agitação da mãe e a distância glacial do pai, Amélie encontra refúgio no mundo que inventou. Nesse mundo, o disco de vinil é feito como as panquecas e a mulher do vizinho, em coma há meses, na verdade, resolveu dormir de uma vez só todo o sono de sua vida.- Assim posso ficar acordada dia e noite todo o resto da minha vida.
(...)Dias, meses e anos se passam.O mundo parece tão morto que Amélie prefere sonhar até ter idade para partir.
(...)Cinco anos depois Amélie é garçonete num café de Montmartre, o Deux Moulins.
(...)Em 48 horas o destino de Amélie mudará. Mas por hora ela não sabe disso. A vida segue seu curso entre colegas e clientes.Às vezes, na sexta à noite, Amélie vai ao cinema. - Gosto de me virar no escuro e observar o rosto dos outros. Também gosto de procurar detalhes que ninguém vê. Em compensação, não gosto quando o motorista não olha para a estrada.
Amélie não tem namorado. Tentou uma ou duas vezes, mas o resultado não foi o que esperava.Em compensação cultiva um gosto particular por pequenos prazeres: enfiar a mão bem fundo no saco de cereais, quebrar a cobertura do ‘crème brúlée’ com a colher e jogar pedras no Canal Saint Martin.
(...)O tempo não mudou nada, Amélie continua se refugiando na solidão. Diverte-se com perguntas idiotas sobre a cidade à sua volta. Quantos casais, por exemplo, estão tendo orgasmo nesse exato momento?- 15!”
(O fabuloso destino de Amélie Poulain)
"AMELISTICOS: Seres impulsivos, apaixonados e de coração nobre, raros..."

Um comentário:

  1. Percebo que há dois tipos de pessoas diante desse filme: aquelas que o odeiam justamente pela sutileza, e aqueles (como eu) que o idolatram justamente por essa sutileza.
    É um filme sutil sim, mas ao meu ver, intenso e por vezes acido em como coloca a vida de Amelie, tão solitaria, tão evaziva!
    Para mim, é uma obra-prima do novo cinema Francês, mas que mantém o carater doce/forte e tão intenso no sentido humano do cinema francês num geral.
    Belissimo!

    ResponderExcluir