segunda-feira, 16 de março de 2009

Passado


Lidar com o passado é dureza. Sabe, aprender a lidar com lembranças e momentos (bons ou ruins), e no presente. É mais fácil viver do passado acredito, é o lugar comum, terra firme, onde se foi (ou não) feliz, sabendo-se que poderá sentar e relembrar e remoer.
Sabe aquele casal que está casado há anos e falam com saudade sobre os dias iniciais quando estavam começando. Você começa a pensar, será que voltariam lá se pudessem? Ou alguém que teve fama e glória, e as pessoas ainda estão falando sobre isso. E o olhar distante nos seus olhos, e a saudade nas palavras, e você começa a pensar que acreditamos que os nosso melhores anos já se passaram.
É engraçado como somos pegos pelo impulso de ter saudade do que fomos, quando estávamos começando, quando era a primeira vez, quando tudo era novo. Mas não é. Tudo não é novo. Nós não somos quem éramos. E as coisas não são como eram.
Quanta energia se gasta, desejando que as coisas fossem como eram?
Talvez seja necessário se lastimar, ou lembrar como era bom quando eles eram vivos, ou pedir desculpas e fazer reparos , ou até mesmo fazer algo bom para ficar de bem com o que foi. Sabemos que o certo é então, seguir adiante.
Mas e o desespero que se estabelece quando acreditamos que as coisas eram melhores antes? Quando nos prendemos ao que foi, quando não estamos presentes. Deviamos perceber que se nos prendermos as coisas como eram, nossos braços não estão livres para abraçar o hoje. E bem, nem sequer temos garantias do amanhã. E tudo que temos é o que afinal? O tal presente acredito. E talvez a saída seja buscar as respostas no momento certo, como saber se será no que passou ou no que esta se movendo hoje?
???

Nenhum comentário:

Postar um comentário