domingo, 22 de janeiro de 2012

Subindo nas Tamancas

É um fato conhecido e divulgado para toda humanidade que os dias que antecedem a menstruação feminina são dias de guerra, sangue e horror. Digo isso no sentido fatídico da anatomia e no sentido hormonal em que os fatos ocorrem.


Ontem foi um destes dias de violência do corpo e da mente, e que envolveu doses cavalares de azar também. Um mistura preocupante. Acordei com surtos de cólica e mau-humor (não necessariamente nesta ordem); observei a quantidade de sujeira e desordem do lar onde deveria relaxar e sei que nesta sexta-feira irei trabalhar como uma doida. Meu amor me olhava ressabiado e com medo desde a hora que acordou. Sabe os perigos da vida cotidiana nestes dias especificamente.

Corra, Louca, Corra!

As pessoas ao redor parecem não perceber a desordem física e emocional na qual eu me encontrava. O que é justo. Mas como não perceber todo o inchaço corporal e olheiras no meio da cara (sem falar aquela espinha ordinária que apareceu e que chega religiosamente todos os meses iguais os boletos bancários).

Passei o primeiro tempo de trabalho controlando a respiração e lembrando a importância de inteligência emocional nos dias de hoje. Mas descobri que não tinha material de trabalho, e a internet não estava funcionando. Liguei no banco para verificar o saldo da minha conta e a mensagem de 2,00 de saldo positivo me fez chorar.

Indo para a “housedência” fazer o intervalo, estava pensando que tanto mau-humor era exagero. Afinal era sexta-feira, prenuncio de um fim de semana, e que problemas aconteciam com todo mundo (até com os vietnamitas). Ledo engano meus caros, a vida é uma caixinha de surpresas. O sorriso de Poliana congelou na cara quando caminhando, me vi dentro de uma poça com look de dengue, a sandália cheia de água ocasionada pelas pancadas de chuvas do dia. Resultado: pés molhados, sandália quase descolando, rosto transfigurando-se em ódio puro.

De volta ao lar, entrei, pensei em relaxar. Tranquei a porta da frente para poder descansar a vontade depois de lanchar. Me refiz, tomei banho, me vesti para o trabalho. Pensei em Odette Hoittman e em todas as suas voltas por cima.

Precisava estender a toalha do banho no varal, sai pela porta do fundo (que tem um maravilhoso designer de um trinco do lado de fora quebrado) e um vento divino bate a porta atrás de mim. Trancada para fora. PARA FORA!

Bolsa, celular, tudo dentro de casa. Pensei em beber vodka para os nervos sabe? Mas a garrafa também estava dentro de casa. Me arrastei para o trabalho e comecei a rezar. Porque só Deus sabe como me tornei perigosa!

Mas eis que após toda a jornada tenho um “Jedi” em casa. Chegamos do trabalho, ele tem outra chave, abriu a porta, fez um lanche, cafuné, um beijo fraterno e um pouco de compreensão. Dormi como uma fada. (Desconfio que ele colocou um calmante no suco por precaução).

Resultado: TPM é Rivotril, chocolate e compreensão, nada de bombas, granadas e armas de fogo! E se não funcionar, beba, beba muito até dormir sem sentidos, e espere um novo dia afinal, o álcool é o Atroveran da alma!

12 comentários:

  1. Mais consolador dos hormônios incompreendidos, impossível. Muito bom texto, como sempre, amiga. Beijos! laura.massunari@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. cara e como ninguém consegue reconhecer tanto mau humor em nós tem que ser ela pois só ela consegue transformar doces criaturas como nós mulheres em violentas e sanguinárias(TPM)aff.

    ResponderExcluir
  3. Ai como me sinto normal lendo esse texto, hahaha, postei esses dias: A tpm faz me faz pensar que a vida é uma merda e eu sempre acredito rs...Vc escrevendo bem como sempre, saudades! bjs Amanda

    ResponderExcluir
  4. Haja fogacho pra queimar essa bruxa em idade média
    Em mulher não se pode confiar com menos de mil anos de enciclopédia
    O "chico" é tão incoerente
    Ah, me deixa tiririca ao chegar
    O "chico" quando vem é absorvente
    E quando falta só rezando pra baixar
    Linimar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ai miga só vc mesmo para descrever tão bem a Tpm feminina......

    ResponderExcluir
  6. Verdadeiro e Divertido! Adorei. Como é gostoso ler os seus textos. Me identifico pacas. Bjos.

    ResponderExcluir
  7. É como diria uma amiga é preciso evoluir... Sei bem como são esses dias, e como podem sempre piorar... E como a imbecilidade das pessoas neste dia fica muito mais requintada... Rs... Muito engraçado!

    ResponderExcluir
  8. Continue Taia, você escreve bem demAis!
    Senti cada letra como se estivesse no passado, mas felizmente é mentirinha. kkkkk
    Beijos. Eliana.

    ResponderExcluir
  9. olha eu so primeiro a te esculhamba afroepitaciana..... porém desse eu gostei de verdd quase uns 35 % ... vai treinando qm sabe um dia vc chega nos 55% kkkkkkkkkkkk te adoro ... bjoo mussunga

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! muita boas as suas publicações!!! manda um bj pra Valéria!!!

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkk... criquei na lista de brogs e achei super bacana!!!
    Beijos
    Fraviana... kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Parabens menina muito bom continue com suas crônicas não desista de seus objetijos e sonhos.
    Bjos Franciele...

    ResponderExcluir